breaking news

Loures – Projeto Controlo Cheias Prior Velho / Sacavém

Março 28th, 2017 | by António Tavares
Loures – Projeto Controlo Cheias Prior Velho / Sacavém
Politica
0

Na reunião de Câmara de Loures do passado dia 16 de Março, foi apresentado o projeto de Regularização fluvial e controlo de cheias da Ribeira do Prior Velho. O conjunto de vídeos que disponibilizamos retratam os trabalhos na reunião de câmara com as intervenções da Oposição pela voz do Vereador Ricardo Leão do PS, a apresentação do técnico da Ambitec, intervenções dos Vereadores do executivo do PCP e do seu presidente, do Vereador do PSD, Fernando Costa e da técnica Eng. Luísa da CML.

Sintese: O projeto apresentado pela Ambitec e revisto pela Profico orça os 10Milhões, 740Mil euros sem iva, englobando uma verba de 1,5Milhões não elegíveis para apoio pelos fundos comunitários e destes 1,5 Milhões a EPAL (futura Águas do Tejo) irá suportar 1,050 Milhões referentes ao Emissário.  Na verdade, como disse Ricardo Leão, a verba a suportar pela CML será, se tudo correr normalmente e tendo em conta o valor global, muito residual.

Paulo Piteira, Vice-Presidente, esclareceu que o dono da obra será a CM de Loures e que o papel dos SIMAR está terminado, sendo a revisão do projeto pela Profico, uma obrigação legal. Ricardo Leão chamou a atenção para as reservas da Profico.

Fernando Costa do PSD perguntou sobre a versão final da Praça da República em Sacavém e que os Cidadãos não vão compreender que não haja um projeto do arranjo à superfície.

António Pombinho esclareceu sobre os números do investimento.

Ricardo Leão questionou o facto de as alterações propostas pela Profico implicarem que o preço da obra não sofra alterações… e questionou Fernando Costa se a revitalização de Sacavém será apenas a retirada do muro da Pç da República. Referiu os investimentos no passado de vários Milhões (Av Estado da India – 5 Milhões, etc). Lembrou que no passado o Portugal 2020 estava vedado aos municípios.

Ambitec deu outros esclarecimentos.

Paulo Piteira referiu que obras na Pç da República só em 2019.

Fernando Costa não concordou com critério de valorização do preço de apenas 45%

Esclarecimentos da Eng Luísa da CM Loures

O presidente comprometeu-se que daqui a dois meses haverá um ponto da situação.

O ponto da ordem de trabalhos foi aprovado por unanimidade.

Projeto Controlo Cheias Prior Velho / Sacavém – Documento em PDF
______________________________________________________________________
Nota da Redação: Gostaríamos de apresentar mais trabalhos com este detalhe sobre matérias que pensamos do maior interesse para o futuro do concelho de Loures mas, infelizmente, não é esse o entendimento do executivo municipal que entende não apoiar a comunicação social do concelho privilegiando as tvs nacionais. Deste modo passaremos a tratar a informação com menos detalhe vídeo e mais texto.

Deixar uma resposta

UA-3566882-2