breaking news

CDU Loures contesta a sua Presidente da Assembleia Municipal

Março 3rd, 2017 | by António Tavares

Os sinais de contestação são diversos e no passado recente, Bernardino Soares, havia contestado os tempos e o modo como Fernanda Santos (CDU), Presidente da Assembleia Municipal de Loures, conduzira os trabalhos, manifestando, em plena sessão pública, a sua discordância.

O caso a que reportam as imagens vídeo em anexo, refere-se aos “incidentes” da sessão de dia 26 de Janeiro de 2017 contemplando uma serie de intervenções da bancada da CDU contestando a sua Presidente Fernanda Santos, criticando a sua “enorme latitude” na apreciação de justificações de falta dos deputados municipais, referindo-se em especial a Filipe Santos na altura ainda Presidente da UF de Sacavém e Prior Velho(1), membro por inerência da Assembleia Municipal.

Na Assembleia Municipal de Loures, a mesa é constituída, para além da Presidente Fernanda Santos da CDU, pela 1ª Secretária do PSD e pelo 2º Secretário da CDU, Mário Pina. Pois bem, inclusive o 2º secretário da mesa, da CDU, veio a ter uma intervenção altamente critica da atuação de Fernanda Santos como podem ver e ouvir numa das últimas intervenções.

Do lado da CDU, Bruno Simão, Fátima Amaral e Francisco Pereira, lideraram a contestação a Fernanda Santos que, por seu lado, contou com o apoio de todas as outras bancadas. Aliás quando, por requerimento da CDU, se passou à votação de uma proposta que punha em causa as decisões da Presidente, todos os partidos, exceto a CDU, apoiaram as decisões da Presidente Fernanda Santos.
A própria decisão da reunião de lideres de esperar pela decisão do recurso interposto por Filipe Santos foi contestada por Francisco Pereira (líder de bancada pela CDU) e pelos restantes intervenientes da CDU.

Algumas Notas:
Bruno Simão: perversão da lei, desrespeito pelo órgão. A Sra. Presidente devia avaliar com outros olhos.
Presidente Fernanda Santos: Fanhões também não aparece com justificações genéricas. Os pedidos de substituição tiveram enquadramento legal.
……. intervalo na sessão com apelo à serenidade …………
Fátima Amaral: No plano político. As sentenças do tribunal que o órgão tem de respeitar. OS políticos e os tribunais.
Jorge Antunes: A reunião de líderes. O requerimento foi aceite – o trânsito em julgado está suspenso.
Miguel Matias: Os líderes acordaram que o assunto não iria ser discutida aqui. O recurso suspende a decisão. As responsabilidades de Bruno Simão. Francisco foi extremamente desonesto.

– requerimento de Francisco Pereira para colocar à votação.
– requerimento Fátima Amaral de todas as justificações.

Fátima Amaral: A conferência de líderes não é uma mini assembleia.

Jorge Antunes: ficou aceite por todos que o processo morria ali e se ia aceitar o processo de substituição. Temos de falar verdade.

____________________________________________________________
(1) Filipe Santos veio, a 23 de Fevereiro, a apresentar a sua renuncia ao cargo de Presidente da UF Sacavém e Prior Velho

Deixe uma resposta

UA-3566882-2