breaking news

E.S. Dr. António Carvalho Figueiredo- Uma Escola de referência ao nível das infra-estruturas no Concelho de Loures

Janeiro 31st, 2017 | by António Tavares
E.S. Dr. António Carvalho Figueiredo- Uma Escola de referência ao nível das infra-estruturas no Concelho de Loures
Notícias
0

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo- Uma Escola de referência ao nível das infra-estruturas no Concelho de Loures.

Depois de termos retirado a notícia inicial por verificarmos que havíamos sido induzidos em erro por alguém que nos enviou imagens e um texto que distorce completamente a realidade, somos a publicar nota de imprensa da JP após esta organização partidária ter visitado a escola em causa, alertada pela noticia que aqui publicámos no Loures.com e que se revelou falsa. Por tudo isto apresentamos as nossas desculpas à escola, à sua direção e à comunidade educativa bem como às organizações partidárias que se movimentaram no sentido de analisar no local as condições de trabalho na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo.

Nota de Imprensa da JP

Após ter tido conhecimento da Nota de Imprensa enviada à Loures TV por um Grupo organizado de alunos da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures, sobre a falta de condições ao nível das infra- estruturas da referida instituição de Ensino, a Juventude Popular de Odivelas, na ausência de Concelhia de Loures de Juventude Popular eleita, disponibilizou-se a Visitar a Escola, a reunir com a sua Directora, Prof.ª Amélia Moedas e com as representantes eleitas da Associação de Estudantes da Escola Carvalho Figueiredo.
Por considerarmos que a situação com que nos defrontaríamos poderia ser analisada na próxima sessão da Assembleia de Freguesia de Loures, convidamos o Eleito jovem da AFL pela Coligação “Loures Sabe Mudar” a acompanhar-nos na Visita à Escola, visto que o CDS-PP Loures não tem eleito nesta Assembleia de Freguesia.
O Presidente da Juventude Popular de Odivelas visitou assim esta Mega Escola Secundária, sede do Agrupamento de Escolas 4 de Outubro de Loures, no passado dia 26 de Janeiro 2017, após ter tido conhecimento da manifestação de alunos e colocação de faixas nas grades da Escola do passado dia 18 de Janeiro 2017 após a realização de uma RGA a pedido de um Grupo de Alunos organizado, alheio aos órgãos sociais da Associação de Estudantes.
Algumas das reivindicações elencadas na Nota de Imprensa enviada à Loures TV por Catarina Arrojado, representante da Região de Lisboa da Juventude Comunista Portuguesa e líder deste Grupo de Alunos organizado ainda não seja Aluna da respectiva instituição de ensino, não se podiam mostrar mais desfasadas da realidade das infra- estruturas da Escola.
Destacamos aqueles que consideramos os alegados problemas mais relevantes, relativamente aos quais deixamos o nosso contraditório em defesa dos bons resultados pedagógicos alcançados por esta Escola:
Défice de Funcionários não docentes nas instalações da Escola: no dia em que visitámos a Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, o Ministério da Educação fez saber que no dia seguinte iria reforçar os recursos docentes colocando 500 Professores durante 2 Anos no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. O Ministério lembrou na Edição de 26 de Janeiro 2017 do Jornal Correio da Manhã que este Programa vai para além deste conjunto adicional de docentes, incluindo a breve trecho o reforço de pessoal auxiliar.
Sobre-lotamento de Turmas numa Escola com 1500 Alunos: no dia da nossa Visita, a Escola encontrava-se em pleno funcionamento, pelo que nos foi possível no período que intervala o início da aula e o momento do encerramento da porta da aula a convite do próprio Adjunto da Direcção da Escola, Prof. Luís Camacho verificar o número de alunos por turma. De todas as Aulas que visitámos não encontrámos nenhuma Turma com sobre-lotamento de Alunos.
Falta de Condições na Cantina Escolar e de Higiene nos WC’s: a nossa Visita teve lugar pelas 15h pelo que a Cantina Escolar não se encontrava já em funcionamento mas apenas o Bar da Escola. No entanto, verificámos que Cantina dispunha pelo menos de mais de Duas Centenas de lugares sentados, um Micro-Ondas para aquecerem refeições e foram adicionados lugares sentados visto a diferença estética de mobiliário. As Casa de Banho não disponham de Dispensers de Sabonete Líquido nem de Papel Higiénico colocado nos sítios. A Direcção da Escola comunicou-nos durante a Visita que as funcionárias auxiliares tinham ao dispôr dos alunos Papel Higiénico para evitar as reiteradas situações de entupimento propositado das Sanitas e desperdício do Sabonete Líquido nas Casas de Banho da Escola.
Ao nível das Condições infra- estruturais a Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo é uma referência escolar no Concelho de Loures, tratando-se de uma instituição de ensino dotada pelos equipamentos da Parque Escolar da 2ª fase de investimento. A Escola dispõe de entre outros equipamentos de 6 Laboratórios de Ciências para Aulas de Físico- Química apetrechados de todo o material laboratorial necessário para o efeito, de 5 Laboratórios de Informática equipados com mais de uma Centena de PC’s, de 2 Auditórios sendo um deles habitualmente solicitado pela CM Loures e pelo próprio Ministério da Educação tendo em conta a sua lotação e capacidade tecnológica para eventos inovadores, e ainda de uma Sala própria para a Associação de Estudantes e outra para a Associação de Pais.
Após a Visita institucional da Juventude Popular de Odivelas à Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo na companhia da Direcção da mesma e da reunião com as eleitas da Associação de Estudantes foi-nos possível perceber que as críticas ao bom nome desta Escola Secundária não passavam de ataques político-ideológicos provindos da representante uma Juventude Partidária que pretendia tirar proveitos políticos da mesma. Felizmente para bem da própria Escola, essas críticas cerradas não vingaram entre os Órgãos de Comunicação Social e o único que deu cobertura à falsa notícia- Loures TV- já a retirou do seu sítio da internet depois de ter sido informada pela Juventude Popular de Odivelas do que realmente se havia passado e da realidade visível a quem visitar a Escola Carvalho Figueiredo.
Terminamos felicitando a Sr.ª Directora da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Prof.ª Amélia Moedas, pela forma como nos recebeu nas instalações da Escola, sentindo-nos totalmente à vontade para questionar e visitas todos os espaços com o Adjunto, mas também pela notória boa relação institucional que mantém com as representantes da Associação de Estudantes ESDACF, denotando uma relação de sinergia e de confiança.
Esperamos que esta nossa Nota de Imprensa que será se seguida enviada à Loures TV possa servir para corrigir o erro em que laborou lamentavelmente esse OCS por responsabilidades que lhe são alheias mas que pese embora prejudicaram o bom nome desta louvável instituição escolar, que como referimos anteriormente é uma referência escolar no Concelho.
Odivelas, 30 de Janeiro de 2017
João Pedro Galhofo
O Presidente da Juventude Popular de Odivelas

 

Deixe uma resposta

UA-3566882-2