breaking news

AUGI Loures em regime de ditadura

Maio 10th, 2016 | by Joaquim Pedro
AUGI Loures em regime de ditadura
Joaquim Pedro
0

O concelho de Loures é a zona da Europa com mais AUGI – Área Urbana de Génese Ilegal Durante os últimos 20 anos a Câmara de Loures tem vindo a perseguir e exigir aos proprietários destas zonas que façam obras, arruamentos e outras infraestruturas na promessa de que deixariam de ser zonas AUGI e passavam a ser zonas urbanas, com alvará.

opiniaoJoaquim Pedro

Nos últimos anos tem-se assistido a um desnorte completo na gestão destas zonas. A Câmara de Loures exige obras ao mesmo tempo que vai mudando de opinião e alterando os projectos em curso pagos pela população destas zonas. Os enormes investimentos são atirados ao lixo e redefinidas novas obras a executar pelos proprietários à medida que os anos vão passando e a esperança desta gente se desvanece.

Um destes exemplos é a historia do bairro de Tocadelos na freguesia de Lousa.

As obras foram exigidas pela câmara e desde 2003 cada um dos 90 proprietários foi chamado a um pagamento de 400 Euros por mes.

Depois de 13 anos, só a população cumpriu a sua parte e este bairro continua hoje à espera de alvará. Pelo caminho ficaram as promessa de que seria emitido alvará no orçamento da camara de 2009 ou que devido a erros da propria camara, seria emitido depois do novo PDM, que passou a vigorar em Junho de 2015 mas até à data ninguem sabe onde está o alvará ou se a camara prepara mais um pacote de alterações que irá obrigar a mais investimento da população. Certo é o enorme atraso e falta de interesse que a camara de Loures tem em emitir alvarás em zonas AUGI. O novo PDM prometia muito mas não trouxe os benefícios anunciados.

Talvez se possa falar em burla ou falta de respeito por estas pessoas, num clima de ditadura em que os proprietarios assistem ao confisco dos seus terrenos e estão subjugadas às regras que a Câmara de Loures vai ditando em regime de hobbie para com este tema.

Afinal qual é a alternativa à construção ilegal ? Nas AUGI de Loures esta pergunta continua a dar que falar.

Existem mais de 100 zonas AUGI no concelho de Loures, desmotivadas a iniciar qualquer obra de infraestrutura pois os exemplos que tem de outros bairros não são animadores, milhões de euros da população rasgados pela camara que os exigiu.

Loures : Rota das AUGI

Ficam algumas questões que elucidam a falta de interesse em resolver os problemas das AUGI em Loures.

– Qual o plano de reconversão das AUGI de Loures ?

– Quantas AUGI foram legalizadas nos últimos 5 anos ?

– Quantas pessoas trabalham na câmara dedicadas às AUGI ?

– Quais os critérios de prioridade às AUGI de entre os restantes temas do munícipio ?

– Quais as consequências da gestão das AUGI no restante investimento no concelho ?

– Que mensagem de confiança se pode dar aos munícipes que esperam alvará ?

– Qual o enquadramento das AUGI no novo PDM ?

– Não adianta mentir dizendo que o PDM veio clarificar a situação das AUGI quando a o verbo correcto é ATRASAR a resolução do drama de milhares de famílias

Informação anterior

http://cduloures.org/joomla/phocadownload/Concelho/jornal-cduloures-marco2015.pdf (pagina 2, ponto 7)

http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=1076

http://loures.com/2014/05/19/loures-tocadelos-2-milhoes-de-euros-e-cinco-anos-depois-uma-augi-bloqueada/

http://www.destak.pt/artigo/20102

http://www.sol.pt/noticia/44873

Joaquim Pedro


N.R.: Este texto foi enviado previamente ao gabinete de apoio à Presidência solicitando declarações por escrito comentando o texto. O Presidente Bernardino Soares não deu qualquer resposta.

Deixar uma resposta

UA-3566882-2