breaking news

Posto de vigia situado no Cabeço de Montachique recuperado

Junho 27th, 2014 | by António Tavares
Posto de vigia situado no Cabeço de Montachique recuperado
Notícias
0

O posto de vigia situado no Cabeço de Montachique está a ser recuperado pela Câmara Municipal de Loures, no sentido de o dotar de melhores condições para o trabalho dos bombeiros na prevenção e combate contra incêndios.

A obra consta na substituição de chapas de cobertura, bem como na fixação da escada e degraus da estrutura, entre outros pequenos arranjos.

O posto de vigia é um local fulcral na época de incêndios, já que daquele se pode avistar todo o território de Loures, mas também vários concelhos limítrofes: Lisboa, Sintra, Odivelas, Mafra, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Torres Vedras, Alenquer, entre outros da margem Sul do Tejo.

Inaugurado em 1997, o posto de vigia de Montachique está situado a 409 metros de altitude e encontra-se integrado na “Rede Nacional de Postos de Vigia”.

Funciona de 1 de Julho a 30 de Setembro – fase mais crítica da época de incêndios – em três turnos de oito horas cada, preenchidos por elementos de várias corporações de bombeiros do concelho.

Devido à sua colocação estratégica, só no ano passado, o posto de vigia de Montachique detectou 85 ocorrências de focos de incêndio.

Miguel Durão

(fotos CMLoures)

 

Deixe uma resposta

UA-3566882-2