breaking news

LOURES/SÃO JOÃO DA TALHA – Biblioteca Escolar “Sementes do Saber” inaugurada na EB/1 de S. João da Talha

Junho 3rd, 2013 | by Miguel Durão

bibliotec_SJaoTalhaA EB1 n.º 1 de São João da Talha inaugura, quarta-feira, 5 de Junho, pelas 11h00, a sua biblioteca escolar numa cerimónia pública que conta com a presença de responsáveis políticos e da comunidade educativa local, assim como da escritora Elsa Serra.

A Biblioteca Escolar “Sementes do Saber” é a quadragésima sétima infra-estrutura do género a abrir portas no concelho de Loures, desde a adesão do município à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), programa assumido como política articulada entre os Ministérios da Educação, da Cultura e as autarquias locais.

Para além do investimento municipal na requalificação do espaço, esta nova biblioteca beneficiou de uma verba na ordem dos 14 mil euros, atribuída no âmbito da Candidatura RBE de 2010, para aquisição de fundo documental, mobiliário e equipamento.

O fundo documental que, agora é colocado à disposição das 152 crianças que frequentam o jardim-de-infância e o 1.º ciclo do ensino básico, é constituído por 2.077 itens, incluindo livros, CD´s, DVD’s e jogos, tendo sido tratado/organizado pela equipa técnica do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), elemento de ligação da Câmara Municipal com os restantes parceiros do projeto.

A madrinha, Elsa Serra, é conhecida como escritora e contadora de histórias, possuindo um extenso currículo de trabalho desenvolvido com crianças. Iniciou a sua carreira pedagógica na década de 90 e, entretanto, já publicou três livros muito conhecidos e apreciados. O último, intitulado “Ungali”, foi editado pela Porto Editora em Janeiro de 2012.

Actualmente, além de integrar outros desafios profissionais, trabalha no programa de Itinerância de Promoção da Leitura da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), depois de também ter sido responsável pela inserção de conteúdos no site “Cata Livros” da Fundação Calouste Gulbenkian (até 2012). Paralelamente, desenvolve ateliês de escrita criativa e expressão dramática, no âmbito do projecto “Clic” e da Associação Histórias Desenhadas, de que foi cofundadora em 1999.

O momento é de “festa” para a comunidade educativa local e vai contar com uma animação preparada por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de São João da Talha.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2