breaking news

LOURES/SÃO JULIAO DO TOJAL – Nova biblioteca escolar na EB1/JI de São Julião do Tojal

Maio 20th, 2013 | by Miguel Durão

escola_sao_juliaoA Câmara Municipal de Loures já agendou, para terça-feira, 21 de Maio, a partir das 16h00, a inauguração da 46.ª biblioteca escolar do concelho, instalada na EB1/JI de São Julião do Tojal, pertencente ao Agrupamento de Escolas João Villaret.

A Biblioteca Escolar “Sophia de Mello Breyner Andresen” é apadrinhada por Fernando Martins, presidente da Junta de Freguesia de São Julião do Tojal e começa por disponibilizar 2.169 documentos às 217 crianças que integram as nove turmas do jardim-de-infância e do 1.º ciclo do ensino básico.

Esta nova infra-estrutura usufruiu de uma verba de 5.500 euros para aquisição do fundo documental, atribuída pela Rede de Bibliotecas Escolares / Candidatura RBE 2010, programa que é assumido como política articulada pelos Ministérios da Educação, da Cultura e as autarquias locais. O fundo documental, que inclui livros, CD´s, DVD’s e jogos, foi tratado/organizado sob orientação técnica do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), que se destaca como elemento de ligação da Câmara Municipal com os restantes parceiros do projecto.

Sophia de Mello Breyner Andresen foi o nome escolhido para identificar este novo espaço de lazer e conhecimento. Trata-se, também, de um tributo póstumo à vida e obra da mulher que é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa. Nasceu na cidade do Porto, em 1919, vivendo depois em Lisboa, onde estudou e faleceu a 2 de Julho de 2004. São inúmeras as suas obras de referência, facto reconhecido em vários momentos e especialmente em 1999, quando se tornou na primeira mulher a receber o “Prémio Camões” sobre o qual muito se falou e escreveu na altura.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2