breaking news

LOURES/SACAVÉM – “Dia Internacional dos Museus” com música e poesia

Maio 15th, 2013 | by Miguel Durão

museusA 18 de Maio celebra-se o “Dia Internacional dos Museus” que, este ano, coincide com a “Noite dos Museus”, dois momentos importantes que a Câmara Municipal de Loures assinala nos seus principais espaços museológicos – Museu Municipal de Loures e Museu de Cerâmica de Sacavém –  com uma programação especial.

O tema das comemorações, “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”, constitui uma oportunidade adicional para afirmar os museus como lugares de memória, onde a criatividade e a inovação se celebra em estreito convívio com os seus públicos.

Neste sentido, Loures vai dinamizar, durante todo o dia 18 de Maio, um conjunto de actividades lúdico-culturais, de acesso livre e gratuito, centradas nos museus municipais.

Assim, no Museu Municipal de Loures está agendada uma visita animada ao Museu Municipal, durante quase de duas horas, que não é mais do que uma viagem pela história da Quinta do Conventinho, conduzida por personagens de época… que tem início a partir das 15h00. À noite está reservada uma gala dos melhores momentos da história de Loures. Trata-se de uma noite de recriação histórica, animada com factos conhecidos da história do concelho, envolvendo muito humor e alguns momentos inesperados. A não perder numa das três sessões que estão agendadas para as 20h00, 22h00 ou 24h00.

Já no Museu de Cerâmica se Sacavém, tem lugar a 17 de Maio, a iniciativa “Memória na objectiva”, um «fotopaper» pela cidade de Sacavém, que vai permitir aos participantes conhecer a história local, as memórias do passado e fazer o registo fotográfico dos vestígios ainda existentes.

À noite está agendada a actuação do Coro Lopes Graça com um momento musical de grande beleza e qualidade técnica, a ter lugar pelas 21h00, seguido de um recital de poesia.

Miguel Durão

 

Deixe uma resposta

UA-3566882-2