breaking news

LOURES/MOSCAVIDE – Biblioteca Escolar “Ler Castelinhos” inaugurada na EB1 Dr. Catela Gomes

Abril 18th, 2013 | by Miguel Durão

Ler_CastelinhosA Câmara Municipal de Loures inaugura terça-feira, 23 de Abril, pelas 15h00, a nova Biblioteca Escolar “Ler Castelinhos” da EB1 Dr. Catela Gomes, em Moscavide, apadrinhada pela escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos.

A Biblioteca que agora abre portas aos 282 estudantes desta escola, é a quadragésima terceira infra-estrutura deste tipo a ser inaugurada no concelho de Loures, desde a adesão do município ao programa “Rede de Bibliotecas Escolares” (RBE), assumido como política articulada pelos Ministérios da Educação, da Cultura e as autarquias locais.

Este equipamento beneficiou de uma verba directa próxima de 15 mil euros: 11.655 euros atribuídos no âmbito da candidatura RBE de 2012, para aquisição de fundo documental, mobiliário e equipamento e três mil euros do “Plano Nacional de Leitura” (PNL) destinados, exclusivamente, para o fundo bibliográfico.

Todo o fundo documental, constituído por 1.318 documentos (incluindo livros, CD’s, DVD’s, VHS’s e jogos), foi tratado e organizado por técnicos especializados da Biblioteca Municipal José Saramago, elemento de ligação da Câmara Municipal com os restantes parceiros do projecto. Esta operação contou, ainda, com o apoio imprescindível da professora-bibliotecária e das auxiliares de acção educativa.

Sobre a madrinha, Margarida Fonseca Santos, nascida em Lisboa há 53 anos, é de destacar a sua profícua produção literária, dedicada, maioritariamente, a crianças e jovens.

Começou por se dedicar ao ensino da música até que, em 1993, se inicia no mundo da escrita, assumida como a verdadeira paixão da sua vida. Actualmente, dedica-se exclusivamente a esta arte, uma actividade que lhe tem granjeado grande sucesso e excelentes críticas por parte dos seus pares.

Foi membro fundador do Clic – Clube de Literatura, Ilustração e Companhia, sendo responsável pelo blogue “histórias em 77 palavras” e por inúmeros textos publicados no “Suplemento de Educação” do Jornal de Letras. Paralelamente trabalha a nível do treino mental para a performance, bem como no uso pedagógico e terapêutico da metáfora.

Miguel Durão

Deixar uma resposta

UA-3566882-2