breaking news

LOURES – Estado avalia classificação das Linhas de Torres

Janeiro 25th, 2013 | by Miguel Durão

rota-linhasTorres-louresA Direcção-Geral do Património Cultural procedeu à abertura do procedimento de classificação das 1.ª e 2.ª Linhas de Defesa a Norte de Lisboa durante a Guerra Peninsular, onde se integram a maior parte das obras militares recuperadas pela Câmara Municipal de Loures, no âmbito da implementação da “Rota História das Linhas de Torres Vedras (RHLT)”.

De acordo com o Anúncio n.º 12/2013, publicado na 2.ª série do Diário da República de 14 de Janeiro, as obras que vão ser avaliadas neste processo ascendem a um total de 24 estruturas histórico-militares situadas nas freguesias de Bucelas, Fanhões, Lousa e São Julião do Tojal.

Trata-se de fortes, baterias, escarpamentos e estradas que, no início do século XIX, estiveram na origem do inovador sistema estratégico-militar defensivo criado pelo Duque de Wellington, para fazer face à terceira invasão francesa e impedir a conquista da cidade de Lisboa pelas forças invasoras. Nessa altura, em última análise, garantiu-se a autonomia e a independência de Portugal, num conjunto de operações militares que também contaram com o apoio logístico das gentes de Loures.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2