breaking news

LOURES – «Entroikado» é a “Palavra do Ano 2012”

Janeiro 7th, 2013 | by Miguel Durão

palavta_ano2012«Entroikado» foi a “Palavra do Ano” em 2012, reunindo 32% dos votos dos cibernautas, revelou a Porto Editora, promotora da iniciativa, na Biblioteca José Saramago.
A “Palavra do Ano” agrupava uma lista de dez palavras escolhidas pela equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, que esteve à votação online desde o início do ano.
Entre os critérios para esta lista esteve a frequência de uso, a relevância assumida ou então, simplesmente, porque se relaciona com algum tema muito marcante.
A palavra «entroikado» destacou-se (32%), obtendo mais do que o dobro dos votos da palavra «desemprego», que ficou na segunda posição (14%). No terceiro lugar ficou a palavra «solidariedade» (12%).

A lista ficou completa com «bosão» de Higgs (11%), «manifestação» (9% ), «cortes» (8%), «imposto» e «refundar» (4%), «democracia» (3%) e «TSU» taxa social única (2%).
A palavra do ano, «entroikado», é um neologismo, ou seja, uma expressão criada e não faz parte do dicionário, não sendo considerado um vocábulo.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2