breaking news

LOURES/SANTA IRIA DE AZÓIA – “Retrospectiva” no Castelo de Pirescouxe

Dezembro 14th, 2012 | by António Tavares

lures_carameloNo sábado, 15 de Dezembro, pelas 17h00, a Câmara Municipal de Loures inaugura uma nova exposição de arte no Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia.

Desta vez, este espaço de arte e cultura lourense vai ser abrilhantado por Lurdes Caramelo que, através de “Retrospectiva”, proporciona uma mostra de trabalhos representativos da sua trajectória artística mais recente.

Nesta exposição de arte contemporânea, que fica patente ao público até 12 de Janeiro, a artista dá a conhecer uma visão íntima e, simultaneamente, sensual do seu processo criativo que assenta na apropriação, descontextualização ou subversão de objectos pré-existentes e realidades do quotidiano.

Em algumas obras é visível o uso de materiais menos convencionais; são trabalhos realizados a partir de técnicas e elementos diversos, em papel e alfinetes. A relação entre os materiais utilizados e a referência ao discurso é uma chamada de atenção às idiossincrasias actuais, onde as dicotomias tradição/modernidade, privado/público, cultura popular/identidade nacional surgem para renovar e desafiar os habituais fluxos de significação característicos da contemporaneidade.

Lurdes Caramelo é uma artista portuguesa originária de Moçambique, onde nasceu em 1959, na cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. Expõe os seus trabalhos desde 2000, em mostras individuais e colectivas, onde invariavelmente obtém grandes elogios e reconhecimento público.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2