breaking news

LOURES/UNHOS – Igreja de São Silvestre classificada como Monumento de Interesse Público

Outubro 19th, 2012 | by Miguel Durão

A Igreja de São Silvestre de Unhos acaba de ser classificada como Monumento de Interesse Público pela Secretaria de Estado da Cultura, culminando um processo iniciado em junho de 1999 por proposta da Câmara Municipal de Loures.

Através da Portaria n.º 454/2012, publicada em Diário da República, a Secretária de Estado da Cultura reconheceu a importância histórico-arquitectónica deste templo católico medieval e classificou-o como Monumento de Interesse Público, estabelecendo-lhe ainda uma zona de protecção especial que abrange o antigo núcleo urbano envolvente.

A Igreja de São Silvestre de Unhos, situada no Largo de São Silvestre, freguesia de Unhos, é um edifício fundado na época medieval e reedificado, cerca de 1668, “num modelo de gosto maneirista de grandes dimensões e linhas monumentais. Com o terramoto de 1755, a estrutura sofreu alguns danos e a fachada foi refeita, embora se mantivessem os portais maneiristas, bem como a abóbada da nave, reedificada sobre os arcos seiscentistas”.

O imóvel possui uma planta rectangular composta pelos volumes justapostos da nave e da capela-mor. A fachada divide-se em três registos, nos quais se destaca o conjunto maneirista do portal principal e dos dois portais laterais, cegos, e das janelas que iluminam o espaço, rasgadas a toda a volta do edifício. O espaço interior, de nave única, possui seis capelas laterais de diferentes profundidades e elementos decorativos distintos, executados em campanhas dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Ao nível da decoração do templo, destacam-se as pinturas quinhentistas do artista lisboeta Diogo de Contreiras, nomeadamente duas tábuas dedicadas a São Silvestre (1537-1538) e quatro painéis com imagens de santos (1560-1570).

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2