breaking news

LOURES/APELAÇÃO – Loures Formaliza “Modelo de Atendimento Social Integrado”

Maio 10th, 2012 | by Miguel Durão

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, e a Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social, Mariana Ribeiro Ferreira, estão presentes amanhã, sexta-feira, 11 de Maio, pelas 15h00, no Centro Comunitário da Apelação, para a cerimónia de assinatura do protocolo de parceria a celebrar com as diversas entidades envolvidas no serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado do Concelho de Loures (AI).

Visando a melhoria e a humanização do acompanhamento prestado às famílias em situação de risco ou exclusão social, este modelo de atendimento entrou em funcionamento nas 18 freguesias do concelho em Abril de 2011 e, em apenas um ano, permitiu realizar cerca de 3.500 atendimentos, numa média de 310 por mês, e assim acabar com as listas de espera para atendimento na Segurança Social.

Através do AI pretende-se também qualificar o trabalho em parceria e optimizar os recursos disponibilizados pelas diferentes entidades (Segurança Social, Câmara de Loures, juntas de freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social). Na prática, confirma-se uma maior proximidade das famílias e das suas reais necessidades e uma intervenção integrada. Cada agregado familiar é sempre atendido e acompanhado por um só assistente social, o seu “gestor de caso”, a quem compete definir uma intervenção integrada e o respectivo encaminhamento para as respostas sociais disponíveis e consideradas mais adequadas.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2