breaking news

LOURES – HBA promove rastreio do Cancro Cutâneo

Maio 8th, 2012 | by António Tavares

O Hospital Beatriz Ângelo (HBA) associa-se à campanha nacional do “Dia de Prevenção do Cancro Cutâneo” que se assinala na quarta-feira, 9 de Maio, com um rastreio gratuito de prevenção desta doença, destinado a toda a população.

O Serviço de Dermatologia desta unidade hospitalar vai estar de portas abertas, das 8h00 às 19h00 de quarta-feira, para a realização de exames gratuitos da pele, com o objectivo de despistar eventuais lesões e identificar pessoas pertencentes a grupos de alto risco para posterior orientação e vigilância. Integram-se neste grupo pessoas com pele e olhos claros, antecedentes de exposição solar crónica, queimaduras solares frequentes na infância e adolescência, múltiplos sinais e com antecedentes familiares de melanoma.

Todos os anos, surgem em Portugal cerca de 10 mil casos de cancro da pele, dos quais mais de mil correspondem a casos de melanoma.

Apesar dos avanços científicos, esta doença continua a ter uma mortalidade global elevada (10 a 15% aos 5 anos), o que torna essencial o diagnóstico e tratamento precoces. Detectado a tempo, o melanoma pode atingir uma percentagem de cura superior a 95%.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2