breaking news

Loures – “Bemposta, Carnaval a Valer 2012!” recria também o “Deirar as Pulhas” e a “Cegada de Entrudo”

Fevereiro 8th, 2012 | by JPS

O Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, em Bucelas, está a preparar os festejos do seu Carnaval, a que deu o nome de “Bemposta, Carnaval a Valer!”.
Constituído por três bailes onde habitualmente se juntam algumas centenas de pessoas, na maior parte mascarados, criando um agradável ambiente de folia e diversão, a animação deste ano está a cargo do “Lamiré Band”, uma animada banda da freguesia. Igualmente nesta quadra festiva, vai haver oportunidade para a recriação de duas grandes tradições de Entrudo da região; o “Deirar as Pulhas”, a ter lugar a 17 de Fevereiro, a partir das 21h30, no moinho calão e a “Cegada de Entrudo”, a 12 de Fevereiro, a partir das 11h00, com passagens pelas localidades de Vila Nova, Bucelas, Vila de Rei, Chamboeira, Freixial e Bemposta. São tradições com muitas décadas, recuperadas nos últimos anos e quase únicas na região.

O “Deitar as Pulhas” acontece no ponto mais alto da aldeia, onde dois grupos de rapazes gritam quadras com as «codrelhices» da aldeia, o toque do corno do boi anuncia uma nova pulha. Esta tradição foi proibida no tempo da ditadura e esteve perdida mais de cinquenta anos.
Por seu turno, a “Cegada de Entrudo” é um teatro de rua que acontece na altura do Carnaval, percorre as terras vizinhas e é apresentado um enredo com drama e comédia para animar as pessoas.

MiguelDurão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2