breaking news

LOURES – Município distinguido de “Melhores Práticas Autárquicas” com projecto “Centro Unesco – A Casa da Terra”

Dezembro 15th, 2011 | by Miguel Durão

A Câmara Municipal de Loures foi, pela segunda vez, distinguida pelas “Melhores Práticas Autárquicas” no acolhimento de cidadãos imigrantes, graças ao projecto “Centro Unesco – A Casa da Terra”. A distinção, feita pela Plataforma Imigração da Fundação Calouste Gulbenkian é recebida pelo presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, sexta-feira, 16 de Dezembro, pelas 18h00, no auditório 3 da Fundação.

O projecto municipal distinguido – Centro UNESCO – A Casa da Terra – foi o primeiro centro UNESCO nacional de iniciativa municipal, está instalado no Centro Comunitário da Apelação, numa freguesia de elevado índice de população imigrante, mas abrange todo o território de Loures. Destina-se à criação de sistemas de comunicação entre as comunidades mais diversas, de modo a realçar a importância da cultura como grande chapéu de uma inclusão partilhada e abrangente.

Aberto ao público em Março de 2010, o Centro pretende fomentar o diálogo e as trocas culturais, reforçando o uso de um património linguístico comum – o português e a salvaguarda do património imaterial das comunidades imigrantes. Está vocacionado para a abordagem sociocultural da pluralidade/diversidade da condição humana, encorajando a defesa dos valores do pluralismo, respeito pela diversidade cultural e promoção da sociedade do conhecimento proclamados pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, Cultura e Comunicação.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2