breaking news

LOURES/BUCELAS – Câmara rejeita extinção da freguesia de Bucelas, mas admite extinção ou agregação de outras cinco

Novembro 27th, 2011 | by Miguel Durão

A Câmara de Loures opõe-se à extinção da freguesia de Bucelas, uma das seis freguesias que podem ser suprimidas no âmbito da reforma da administração local.

Segundo uma lista provisória divulgada pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), com base nos critérios definidos pelo Governo no Documento Verde da Reforma da Administração Local, no concelho de Loures as freguesias de Bucelas, Frielas, Lousa, Fanhões, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal podem ser extintas e agregadas a outras freguesias.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, disse que a freguesia de Bucelas, a maior do concelho em termos de área, é a única que o município não está disposto a ver ser extinta.

“Os Tojais [Santo Antão e São Julião] têm uma continuidade territorial e não irá criar grandes convulsões. Admitimos que Frielas poderá juntar-se com Santo António dos Cavaleiros e Lousa com Fanhões. Agora, Bucelas não faz qualquer sentido”, apontou o autarca.

Carlos Teixeira explicou que a autarquia fez um estudo para aferir a viabilidade da anexação das freguesias mencionadas na lista provisória da ANAFRE. “Queremos pôr este tema à discussão. Acredito que ainda temos margem de manobra para poder negociar com o Governo”, disse o edil.

 

A possível extinção de Bucelas e a sua anexação a outra também não é bem vista pelo presidente da junta de freguesia e por moradores, referindo-se aos quase cinco séculos de história daquela freguesia.

“É uma freguesia com 484 anos de história e tem já uma identidade própria. É uma região vitivinícola demarcada há 100 anos2, sublinhou o presidente da junta, Hélio Santos.

O autarca explicou que a justificação dada pelo Governo para incluir Bucelas na lista de freguesias a anexar se deve ao facto de estar situada a menos de 10 quilómetros da sede do município, um argumento que contesta.

“No nosso entender Bucelas fica a mais de 10 quilómetros da sede do concelho. Estamos empenhados em manter a freguesia e acredito que esta situação vai ser ultrapassada”.

A freguesia de Bucelas tem uma área de 33,99 quilómetros quadrados e uma população 4.850 habitantes, segundo os últimos censos.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2