breaking news

LOURES/BUCELAS – Portugal e a Cultura Popular em tertúlia com Carlos Mendes

Novembro 7th, 2011 | by Miguel Durão

Realizou-se a 23 de Outubro, nas instalações do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, freguesia de Bucelas, a tertúlia “Portugal e a Cultura Popular”. Promovida pelo INATEL,  a iniciativa insere-se no ciclo de tertúlias “Conversa Puxa Conversa” do cantor e actor Carlos Mendes e teve como oradores Alberto Sardinha, investigador da música tradicional, e Fernando Dacosta, jornalista e escritor.

Ao início da tarde de domingo, teve lugar um momento de saudade e recordação quando se homenageou-se o tocador “Ti Miguel” – Miguel Maria Carvalho – fundador do Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”, que faleceu este mês, aos 86 anos.

 

Nas palavras de Fernando Dacosta, “Camões deu a língua a Portugal; Pessoa deu o pensamento a Portugal; e Amália deu a voz a Portugal”. Para o jornalista estes são três elementos importantes da cultura portuguesa. Coube a Alberto Sardinha fazer a distinção entre Cultura Popular – “aquilo que é do gosto do povo”, e Cultura Tradicional – “tendo sido popular, pela importância que adquiriu, foi sendo transmitido oralmente e passou a ser tradicional”. Mas chama à atenção para o facto de que “nem tudo o que é popular é tradicional”, referiu.

Durante a tertúlia foi ainda feita referência aos grupos ambulantes como transmissores da cultura popular.

O novo acordo ortográfico e a necessidade de cultura popular nos órgãos de comunicação social foram, também, algumas das questões colocadas pelo público. No fim, houve quem deixasse uma crítica: “a palavra folclore caiu em desgraça”.

A par das actuações de Carlos Mendes, “Os Ceifeiros da Bemposta” fecharam a tertúlia com uma demonstração do quadro das lavadeiras.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2