breaking news

ODIVELAS/LOURES – 22.º Festival de BD da Amadora com muito “Humor” à mistura

Outubro 19th, 2011 | by Miguel Durão

Entre 21 de Outubro e 6 de Novembro os quadradinhos vão regressar ao Fórum Luís de Camões. Trata-se do 22.º AmadoraBD que este ano tem como tema central o “Humor”.

A iniciativa vai apresentar um conjunto diversificado de exposições de autores nacionais e estrangeiros representativos das várias tendências e correntes da BD, dos clássicos aos contemporâneos, do “mainstream” à vanguarda.

Destaca-se, nesta edição, a exposição central evocativa do Centenário da criação da Sociedade dos Humoristas, em 1911, evento que recorda a afirmação da banda desenhada portuguesa, a par da evolução da BD mundial desde os primórdios à actualidade.

 

Para comemorar os sessenta anos dos Peanuts, uma das séries que revolucionou a história da BD, criada por Charles Monroe Schulz, e protagonizada pelos seus eternos heróis Charlie Brown e Snoopy, o Festival associou-se à Peanuts Worlwide, à CPLG, e ao Museu Charles Schulz, para participar na angariação mundial de fundos para o desenvolvimento de projectos da UNICEF.

Para além do Fórum Luís de Camões vão existir um conjunto de outros espaços na cidade que vão acolher as mostras de BD, cartoon e ilustração.

A presença de autores, a feira do livro, a apresentação e lançamento de novos álbuns, a atribuição dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, os debates, as sessões de cinema e de autógrafos, vão fazer do Amadora BD, uma grande festa para todas as idades e onde os mais novos não foram esquecidos.

Outra das novidades tem a ver com a cobertura que a odivelas.com vai fazer desta iniciativa, através dos colaboradores João Figueiredo e Paulo Marques, do grupo Entropia, que aqui vão deixar o que de mais relevante se passar ao longo deste festival.

A entrada para o público em geral tem o valor de três euros.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2