breaking news

LOURES/ODIVELAS – Estudantes vão decorar as paredes do interior do Hospital Beatriz Ângelo

Outubro 12th, 2011 | by Miguel Durão

Os alunos das escolas secundárias de Odivelas, Loures, Mafra e Sobral de Monte Agraço vão participar num concurso de pintura, lançado pelo Hospital Beatriz Ângelo (HBA), com o objectivo de escolher as melhores obras de arte para decorar as paredes interiores públicas deste novo hospital público, em Loures.

O HBArte, como foi designado pelos organizadores, conta já com cerca de uma centena de candidatos, todos alunos de turmas de Artes Visuais entre os 16 e os 20 anos, mas espera-se que este número possa vir a duplicar, uma vez que o prazo para apresentação de candidaturas termina já a 15 de Outubro.

O projecto está a ser coordenado, em cada escola, pelos professores responsáveis pelo ensino das disciplinas de Desenho. Em algumas das escolas, e segundo revelaram estes professores, o concurso HBArte foi integrado no programa curricular das disciplinas de Artes Visuais, o que significa que as obras apresentadas pelos jovens artistas contarão para a respectiva avaliação curricular, no final do ano lectivo.

 

A iniciativa lançada pelo Hospital Beatriz Ângelo – um hospital da rede do Serviço Nacional de Saúde que vai ser gerido em parceria público-privada pela Espírito Santo Saúde (ESS) – tem como objectivo aproximar a comunidade estudantil da realidade hospitalar e do que implica criar arte para o interior de um espaço onde todos os dias se lida com a vida e a morte.

Os temas das obras são livres, mas têm, por isso, de ter presente o facto de se destinarem a decorar as paredes dos espaços públicos interiores do novo hospital considerando, precisamente, que se trata de espaços onde circulam doentes e seus familiares.

Para o Hospital Beatriz Ângelo, que oferece o material necessário aos alunos que quiseram candidatar-se ao concurso, este desafio representa ainda uma oportunidade de abrir as suas portas à comunidade que serve procurando, através das escolas, dos seus alunos e das respectivas famílias, estabelecer laços de proximidade e confiança com todos aqueles a quem se destinam os cuidados de saúde que ali serão prestados.

O concurso termina no final de Novembro, altura em que um júri constituído pelos membros da Comissão Executiva da ESS e do Conselho de Administração do HBA vai ter a missão de escolher as 15 melhores obras.

A exposição com as peças de arte seleccionadas será inaugurada no dia em que o novo Hospital Beatriz Ângelo abre portas, a 19 de Janeiro próximo. Nesse dia, realiza-se uma cerimónia de inauguração do hospital, para a qual estão convidados os jovens artistas vencedores e os seus professores.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2