breaking news

LOURES – BMJS encerra Comemorações do Centenário da República

Outubro 4th, 2011 | by Miguel Durão

A Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) acolhe hoje, 4 de Outubro, a partir das 21h00, a cerimónia de encerramento das Comemorações do Centenário da República.

O programa para assinalar este dia contempla três momentos distintos e visa recordar a efeméride que celebra o 4 de Outubro de 1910, data em que Loures acolheu os primeiros “Vivas à República” em Portugal, um dia antes do resto do País.

De manhã, a partir das 9h30, tem lugar a habitual Romagem ao Cemitério. A concentração acontece em frente a este local que alberga a sepultura dos membros da Junta Revolucionária que, no início do século passado, proclamou a República em Loures.

Pelas 21h00 será inaugurada a exposição “José Saramago – Os Dias do Nobel”, na BMJS. A mostra, reúne discursos, notícias, imagens e diversos materiais publicados por ocasião da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, desde o anúncio da decisão da Academia Sueca, a 8 de Outubro, até à data da cerimónia de entrega do prémio, a 7 de Dezembro de 1998.

Finalmente, a partir das 21h30, tem lugar a sessão de encerramento destas celebrações municipais. A cerimónia conta, além da apresentação pública do documentário “Os Mitos da República”, realizado por Joaquim Vieira, com intervenções de Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures, do vice-presidente João Pedro Domingues e do historiador Germano Marques da Silva, que são, respectivamente, coordenador municipal e coordenador científico das Comemorações do Centenário da República em Loures.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2