breaking news

LOURES/SACAVÉM – Jornadas Europeias do Património assinaladas com diversas iniciativas nos Museus do Concelho

Setembro 21st, 2011 | by Miguel Durão

A Câmara Municipal de Loures volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património e, nos dias 23 e 24 de Setembro, vai realizar três actividades relacionadas com a temática deste ano: “Património e Paisagem Urbana”.

As iniciativas vão ter lugar nos dois principais equipamentos da Rede de Museus de Loures; o Museu de Cerâmica de Sacavém e o Museu Municipal de Loures/Quinta do Conventinho, e são de entrada livre para os participantes.

 

Assim, no Museu de Cerâmica de Sacavém, a 23 de Setembro, terá lugar o “Passeio Nocturno por Sacavém – O Sagrado”, com início marcado para as 21h00 no Museu de Cerâmica de Sacavém. A partir deste local vai percorrer-se a cidade de Sacavém à procura do seu património religioso edificado. Uma óptima oportunidade para (re)ver os locais religiosos que, durante muito tempo, marcaram de forma indelével a vida das pessoas.

No sábado 24, o mesmo museu volta a ser palco de outro itinerário, desta vez diurno, a partir das 10h00. “Pelas Ruas de Sacavém – A Cidade e a Fábrica” vai levar os participantes pelas ruas da cidade em busca de referências e ligações deste espaço urbano à Fábrica de Loiça de Sacavém.

Por seu turno e no Museu Municipal de Loures, a 24 de Setembro, a partir das 12h00, o Museu Municipal de Loures/Quinta do Conventinho é o local eleito para o “Piquenique no Conventinho – Anos 40 em Memória”. Com esta iniciativa pretende-se recuar no tempo e proporcionar um piquenique de época neste magnífico espaço, recuperando personagens típicas da região e outras que estiveram directamente ligadas à sua história. Os participantes vão ser desafiados a vestir-se de acordo com a época e a trazer a sua comida e mantas, estando garantida a diversão, a colaboração especial do acordeonista Carlos Farropas e ainda algumas surpresas ….

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2