breaking news

LOUSA – 2.º Percurso Pedestre leva participantes a conhecer Montachique

Março 18th, 2011 | by António Tavares

Vai realizar-se, no próximo sábado, 19 de Março, o 2.º percurso pedestre de 2011, desta vez pelo trilho das Antas e Fortins, em Montachique.

Com partida agendada para as 9h00, na entrada do Parque Municipal do Cabeço de Montachique, a chegada está prevista para as 15h00, no mesmo local.

Com saída do Cabeço de Montachique, os participantes vão caminhar pela estrada antiga até Lousa. Daí subirão para a Anta de Carcavelos, pelo antigo Sanatório. Após visita à Anta segue-se pela encosta e gruta do Tufo, para depois descer para Ponte de Lousa.

De seguida vão em direcção para o Lagar do Grilo, passando a ribeira de Lousa e subindo para o planalto que vai dar ao Alto da Toupeira, próximo da  Anta e a Diáclase de Salemas.

Após uma pequena paragem na povoação de Salemas, para recuperar forças, a caminhada prossegue por uma zona de lapiás até Casaínhos, onde se efectua uma visita à Anta de Casaínhos, a última do dia. Antes de chegar ao Parque de Montachique, há ainda uma passagem pela Estrada do Forte e pelo Forte do Mosqueiro, em pleno percurso do futuro GR 30 das Linhas de Torres.

O percurso tem16 quilómetros de comprimento e um grau de exequibilidade médio.

Esta iniciativa tem seguro incluído e acompanhamento de técnicos da Divisão de Cultura nas visitas às Antas.

É imprescindível também levar água, reforço alimentar, botas de montanha e vestuário prático.

As inscrições, que terminam já amanhã, podem ser feitas na Divisão de Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Loures.

Deixe uma resposta

UA-3566882-2