breaking news

BUCELAS – Bemposta, terra onde o “Carnaval se Vive” e onde as Mulheres não são esquecidas…

Fevereiro 25th, 2011 | by Miguel Durão

O Grupo Musical e Recreativo da Bemposta (Bucelas-Loures) está preparar os festejos do Carnaval da Bemposta 2011 designado por “Bemposta, onde o Carnaval se Vive!”.
De entre o vasto programa, o destaque vai para a realização de três Bailes onde habitualmente se juntam algumas centenas de pessoas, na maior parte mascarados, criando um agradável ambiente de folia e diversão.

Este ano, a terça-feira de Carnaval coincide com o Dia Internacional da Mulher. A colectividade não vai deixar passar em branco a sua comemoração e vai realizar uma Matiné de Carnaval, onde além de assinalar a data, a colectividade vai oferecer um lanche a todas as Mulheres. Na ocasião, serão também recriadas duas grandes tradições de Entrudo da região, a “Cegada de Entrudo”, que acontece a 27 de Fevereiro, a partir das 11h00, e o “Enterro do Entrudo”, a ter lugar a 9 de Março, pelas 21h00, são tradições com muitas décadas, recuperadas nos últimos anos.

A “Cegada de Entrudo” é um teatro de rua que acontece na altura do Carnaval e que percorre as terras vizinhas. Num largo de cada aldeia junta-se a população apresentando um enredo com drama e com dia para animar as pessoas. A Cegada deste ano tem no enredo uma saga da actualidade, apresentada de uma forma cómica, com algum picante e crítica social à mistura.

O “Enterro do Entrudo” é a despedida desta época de folia. Faz-se o funeral a uma personagem com o nome de Chouriço. No seu testamento e na sua despedida aproveita-se para falar nas codrilhices da aldeia, nos problemas da região e do País. Este ano e indo atrás da moda fúnebre, será realizada a cremação do Chouriço.

Miguel Durão

Deixe uma resposta

UA-3566882-2