breaking news

Foi em Loures que tudo começou…Centenário da Implantação da República

Outubro 3rd, 2010 | by Miguel Durão

Na segunda-feira, 4 de Outubro, comemora-se o Centenário da Implantação da República em Loures – um dia antes do resto do País – acontecimento que a Câmara Municipal de Loures vai assinalar com um vasto programa de iniciativas, nomeadamente a recriação histórica da tomada dos Paços do Concelho e do hastear da bandeira verde e rubra por um punhado de homens que integravam a Junta Revolucionária de Loures.

O programa das comemorações tem início pelas 9h00, com a cerimónia do hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a romagem ao cemitério de Loures, para homenagear os membros da Junta Revolucionária.

No Largo 4 de Outubro e Rua da República, às 11h00, terá lugar a recriação histórica sobre o 4 de Outubro em Loures, com a participação de mais de uma centena de figurantes, trajando o guarda-roupa da época, iniciativa que se repetirá à tarde, por volta das 15h00, e à noite, às 21h30.

Pelas 17h45, no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, terá lugar uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, comemorativa do Centenário da República e que contará com a presença de Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República.

Pelas 19h00, será inaugurada pelo Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva, na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Pavilhão de Macau, a exposição “Loures no despertar da República”. Ainda no Pavilhão de Macau, decorrerá uma sessão solene para entrega de medalhas comemorativas aos familiares dos membros da Junta Revolucionária de Loures.

Ao início da noite vai decorrer um desfile, desde o Pavilhão de Macau ao Largo 4 de Outubro, da Grandiosa Banda do Centenário, constituída por músicos das oito bandas do concelho de Loures.

Por fim, às 22h00 terá início a Caminhada “Ruas com História em Loures”.

Miguel Durão

One Comment

  1. MaximaVaz says:

    Loures soube honrar os seus Republicanos. Se as comemorações lembram os nomes conhecidos a nível nacional, é nossa obrigação honrarmos os nossos, porque desses, só nós falamos.
    Não posso deixar de lembrar que estes republicanos são também de Odivelas, porque a história de Loures é comum a Odivelas. Não podemos separar memórias que são comuns.
    Parabéns a todos os que souberam honrar os seus antepassados. Parabéns a Loures.

Deixe uma resposta

UA-3566882-2