breaking news

O Fantasma da Segurança – Vírus e Outras Ameaças

Agosto 24th, 2010 | by António Tavares

“Se os utilizadores usassem dos cuidados mínimos com os seus computadores 90% dos problemas de segurança nunca teriam lugar.”

Na verdade há um conjunto de boas práticas que se forem seguidas pelos utilizadores, diminuirão drasticamente o perigo da utilização do computador. Vamos enumerar algumas delas:

  1. Ter o sistema operativo (Windows na maioria dos casos) actualizado. Uma vez por mês saem actualizações ao Sistema e se tiver o seu computador configurado para a actualização automática ele irá fazê-las sem que tenha que se preocupar com isso. Estas actualizações são quase sempre para resolver problemas de segurança e portanto se as não fizer estará a habilitar-se a ter grandes problemas em breve.
  2. Anti-Vírus (há versões gratuitas) actualizado ao dia. Todos os dias saem actualizações para os Anti-Vírus. Manter o seu Anti-Vírus actualizado é fundamental. As actualizações de alguns Anti-Vírus são automáticas. Uma vez por mês, no mínimo, faça uma análise total ao seu computador com o Anti-Vírus.
  3. Nada entra no seu computador sem ser analisado pelo Anti-Vírus. Se alguém lhe deu um ficheiro seja do que for, analise-o com o Anti-Vírus antes de o usar. Mesmo que o ficheiro em causa venha do seu melhor amigo ou mesmo do seu computador de casa analise-o antes de o usar. Não há fontes 100% seguras.
  4. Atenção aos sites por onde navega. Pornografia e Pirataria são sinónimos de sites problemáticos que poderão trazer para o seu computador Cavalos de Tróia e outros programas que sem a sua autorização se instalam no seu disco rígido.
  5. Não instale no seu navegador, Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera, Safari, etc. plugins que não reconheça. O Adobe Flash Player ou o Adobe Reader são exemplos de plugins que pode instalar com segurança no seu computador.

Uma questão sempre referida pelos utilizadores da internet é a segurança nos pagamentos. Hoje em dia é banal o pagamento com Cartão de Crédito quando compramos algo pela internet.

Regras para os pagamentos online:

  1. Não efectue pagamentos em sites cujo endereço não comece por HTTPS:// ou seja os sites que começam apenas por http:// não são seguros para efectuar transacções online.
  2. Nos pagamentos online não use o seu cartão de crédito. Não corra o risco de espalhar os seus dados do cartão e o código secreto por sites muitas vezes no mínimo duvidosos e dos quais para além do produto que estão a vender você desconhece completamente quem está por trás. Use o PayPal.
  3. O que é o PayPal? É uma forma de pagamento em que os dados do seu cartão são indicados apenas uma vez à PayPal e a partir daí quando você indica num determinado site que quer pagar por PayPal é dirigido para o site da PayPal e introduz o seu E-mail e password e nunca mais vai indicar os dados do seu cartão de crédito. A segurança para efectuar pagamentos por PayPal em sites que desconhece é assim muito superior nunca transmitindo a esses sites os dados do seu cartão.

Anti-Vírus Gratuitos:

AVG – http://free.avg.com/pt-pt/download-avg-anti-virus-free

Microsoft Security Essentials: http://www.microsoft.com/security_essentials/

PayPal (Gratuito):

https://www.paypal.com/pt

Instalar Adobe Flash Player:

http://get.adobe.com/br/flashplayer/

Instalar Adobe Reader:

http://get.adobe.com/br/reader/

Nos casos em que a situação do seu computador for de tal modo degradada que não seja possível descarregar e instalar um Anti-Vírus, use este site para analisar um ficheiro ou url:

http://www.virustotal.com/

António Tavares

Deixe uma resposta

UA-3566882-2