breaking news

Grupo Musical e Recreativo da Bemposta vai ter marcha em 2011

Junho 19th, 2010 | by António Tavares

Marcha da Bemposta do ano de 1951

No passado dia 13 de Junho o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta fez a apresentação pública do projecto da  Marcha da Bemposta 2011 .

A um ano de distância foi apresentado aos Associados e  á população da Bemposta o projecto que surge no  âmbito das Comemorações do 60º  Aniversário da Fundação do G.M.R.Bemposta e da 1  Marcha da Bemposta.

No ano de 1951 o povo da Bemposta funda a Colectividade e cria uma Marcha Popular que fez história. Uma Marcha que marcou uma geração de pessoas que tinham uma vida difícil e dura, maioritariamente trabalhadores do campo, que chegavam a descansar apenas 4 horas por dia para ensaiarem a Marcha, tudo por amor á sua terra.

A Marcha da Bemposta de 1951, foi bastante arrojada para a altura, foi pioneira na electrificação dos arcos, os fatos foram feitos a rigor e ficou celebre pela música do  Lá  Vai Ela . Consegui obter grandes  xitos, tendo conquistado um 2º  lugar num Concurso de Marchas no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Foi uma Marcha que deu orgulho e bairrismo á aldeia da Bemposta, valores esses que tem passado de geração em geração.

Para homenagear os cerca de 30 antigos marchantes e músicos que se encontram entre nós, vão ser convidados para serem os padrinhos da Marcha que se vai realizar  60 anos depois. Alguns deles já  se inscreveram inclusive como marchantes.

A Marcha de 2011 vai ter o nome de  Lá Vai Ela , música que ficou célebre com a Marcha de 1951 e que se tornou na espécie de um hino da aldeia.

Até  ao dia 12 de Setembro estão abertas as Pré -Inscrições para Marchantes de todas as idades, para Músicos e para Colaboradores.

Paralelamente ao período de inscrições a  Direcção da Colectividade continua a desenvolver trabalho em algumas  áreas deste grande projecto associativo.

Texto e imagem: Direcção do G.M.R. Bemposta

Deixe uma resposta

UA-3566882-2